Turma 51
Meus alunos estavam super
desinteressados com o projeto de aprendizagem sobre Tarsila, o grupo que estava
pesquisando sobre as obras da autora, trouxe a obra Abaporu para a turma criar
uma releitura, eles explicaram também que foi a obra mais cara vendida no
Brasil, porém após essa atividade, a turma entrou num desanimo quanto ao
projeto. Conversei com as colegas do grupo para me ajudaram com uma solução
para novamente despertar o interesse da turma, porém nada adiantou, as semanas
de chuva, atrasaram ainda mais a pesquisa e cada dia que passava aumentava mais
o desinteresse da turma.
Logo decidi passar um filme
sobre a Malala, pois é um livro que eles costumam retirar quase sempre na
biblioteca. E após o documentário visto, a turma me encheu de perguntas sobre a
Malala e os acontecimentos que envolveram o atentado a Malala.
Algumas perguntas:
Porque as mulheres têm que se vestir daquele jeito no
Paquistão? Que religião é essa que não permitem que meninas tenham
acesso à escola? Lá não tem ninguém para prender o Talibã? Eles podem
fazer o que querem? Se for direito da criança ir à escola, porque lá não é? Elas podem namorar com quem quiser? A Malala nunca mais vai poder voltar ao seu país? E as outras meninas que moram lá? Aqui no Brasil temos liberdade de ir na escola, porque
muitos não vão?
E após esse interesse todo na Malala, decidi com a turma,
um novo projeto de aprendizagem. E esse
novo projeto já tem um quadro de certezas e dúvidas inicial.
(Profe Mel)
querida...as vezes os projetos iniciados acabam que se esgotam e não despertam mais interesse. Mas a tua solução foi ótima e acredito que permitiu continuar trabalhando questões culturais agora a partir de um interesse da turma. Como está agora esse processo?
ResponderExcluir