segunda-feira, 22 de maio de 2017

Meta 3 - Mapa conceitual

Partindo para a ação com a turma 51

Após a elaboração do quadro de certezas em dúvidas em cima da pesquisa feita, utilizando os notebooks da escola e com os conteúdos prévios dos alunos sobre o tema, começamos a elaborar nosso mapa conceitual.
Após explanação do que é um mapa conceitual e mostrar exemplos, utilizando mapas já feitos para elucidar as dúvidas dos alunos, partimos para ação.
Foi muito difícil a elaboração do mapa, já que os alunos não estão acostumados a trabalhar desta forma. Porém elaboramos um mapa coletivo, onde cada grupo colocou as principais palavras referentes a sua pesquisa. Montamos no quadro, depois montaram no papel pardo em forma de cartaz e novamente retomamos no quadro.





Lembrando que, esse é o Mapa 1 do projeto de aprendizagem. Ainda vamos elaborar outro mapa, melhor elaborado. 




(Profe Mel) 


MAPA CONCEITUAL - B14

      E lá fomos nós, aprendentes, em busca de alcançar mais uma meta juntos e esta foi a que mais eu fui guiada pelos meus alunos. Expliquei para eles a ideia de ligar as coisas que a gente sabia umas nas outras, que faríamos uma teia, mas não achava que iríamos tão longe:


      A maior dificuldade encontrada na turma foi conectar um conceito ao outro o que é claramente um reflexo do nosso ensino fragmentado que segmenta os conhecimentos, desconectando-os, tirando-lhes o significado. Eu ia ajudando em um ou outro termo que melhor se encaixava para conectar os conceitos. 
      Ainda que com dificuldade na produção do mapa conceitual, algumas alunas falaram a respeito do mapa, expondo a percepção que tiveram(Camille, Cibelly, Maria Clara e Natália). A percepção deles sobre os conceitos que foram sendo interligados mostra o quanto os conhecimentos fazem sentido quando conectados, o quanto eles dizem respeito a nossa vida o quanto mais podemos aprender com eles.

Professora Denise Lazaroto


Mapa Conceitual 5º A:

A turma do 5ºano A na última aula de arte produziu através das suas aprendizagens e expectativas um modelo de mapa conceitual que, direciona a produção do trabalho e a sua estrutura foi desenhada desta forma, do jeito que foram surgindo as ideias,foram sendo descritas e ficou estruturada mais ou menos desta forma.


E para finalizar a imagem que ilustra o final da visita de campo realizada no Santander Cultural no dia 25\04\2017 artista Karin Lambrecht.


Professora.Naiara Silveira 

Mapa Conceitual Jardim IID - Prof Natalia

Olá pessoal querido do grupo e colegas que estão acompanhando....

Ás vezes acontecem coisas que fazem com que tudo conspire à desistência, mas estou tentando retomar, trocar ideias e unir as forças para fechar está atividade enriquecedora do projeto em ação em minha sala.












Em meu planejamento semanal, sempre paro um dia da semana para conversar especificamente do projeto em ação, no dia da nossa apresentação tive a coincidência de para conversar com meus alunos e sem saber como fazer o tal “mapa” - não é que ele surge sem ser programado!

Batendo um papo com minha turma fomos organizando e colocando a coisas na mesa de forma organizada, percebendo o que havíamos realizado e descoberto neste mundo letrado e dentro do interesse inicial pelos nomes. Associamos com as atividades, livros, objetos que pudessem trazer a memória de tudo vivenciado, surgiu o amedrontado mapa. O interessante é que com este mapa percebemos em grupo "minha turma"  que surgiram mais interesses e onde podíamos descobrir mais coisas ou não.

Um comentário:

  1. grupo...adorei a forma criativa que usaram para elaborar os mapas. É difícil organizar mapas, pois requer síntese e nem sempre é uma competência que é bem trabalhada na escola. É importante pois quando adultos percebemos como é complexa a realidade e ter capacidade de síntese nos ajuda muito. Parabéns grupo!

    ResponderExcluir