#Dica:
para profe Nat!
Observando
a meta 2 da professora Natália, trago aqui uma sugestão para aguçar ainda mais
a curiosidade desses alunos. O alfabeto de foto com o nome de cada um escrito
por eles.
A
professora fotografa cada um e imprime a foto, faz um grande círculo e
questiona mostrando a foto, qual o nome do colega e como se escreve. Os alunos
deverão investigar a escrita do nome do colega e escrever coletivamente o nome,
assim dessa forma, todos terão seus nomes escritos.
Aguça
o interesse de pesquisar quais letras são usadas para escrever o nome dos
colegas e quais letras são usadas para escrever seus próprios nomes e eles
adoram ver suas fotos penduradas na sala com seus nomes escritos. O alfabeto
cumpri sua função na sala de aula e se torna significativo.
Já
pensando em meta 2, seguimos na minha turma a pesquisa da Tarsila, na aula de
quinta-feira os grupos se reuniram para criarem perguntas sobre o tema,
separando em certezas em dúvidas. Na próxima aula os alunos iram utilizar os Netbooks
da escola para aprofundarem suas certezas, diante das suas dúvidas.
(Profe
Mel)
Olá pessoal...
Ainda tendo muita angustia se estou no caminho certo, segue ai o relato da semana.
![]() |
Dando sequência
ao trabalho, projeto em ação, fiz a aquisição deste mimoso livro que tem um
enredo onde o menino têm muitos porquês, e é centrando na sua maior preocupação
se quando ele crescer ainda vai querer saber e ter muitos porquês.
Em uma roda de conversação, realizei a hora do conto com o livro
"Porquês" e após isso falamos um pouco sobre o livro e conduzi a
turma ao centro de interesse que é o mundo letrado partindo do nome de cada um.
Nesta mesma rodinha, coloquei as fichas com o nome deles no centro
e questionei o que era?
Segue aqui alguns registros:
Após observarem este vídeo, vocês podem perceber ainda tenho muito o vício de indagar antes de esperar a própria dúvida dos alunos, que algo bem difícil, quando se quer resultados, mas apesar de tudo acho que fomos bem e conseguimos formar uma tabala de certezas e dúvidas que se estendeu ao longo da aula;
O que podemos descobrir sobre os nomes?
Certezas Provisórias
|
Dúvidas Temporárias
|
Nossos nomes
são de tamanhos diferentes
|
Por que alguns nomes têm mais letras?
|
Meu nome foi
minha mãe/pai que colocou
|
Por que este é meu nome?
|
Podemos ter vários nomes?
|
|
Tem gente que
só tem apelido
|
Todo nome tem apelido?
|
Qual o maior nome do mundo?
|
|
Por que minha escola se chama Luciana de Abreu?
|
|
Por que alguns filhos tem o nome igual ao do pai? - “Por que meu nome é igual ao do meu pai?”
|
|
E dando partida a cada item a ser investigado, criou-se o Jornal Do Jardim II, chamado Patrulha da investigação, neste temos vários reportes, câmeras e jornalistas, sendo que se definiu que as investigações são secundárias, primarias e com saída de campo; Nosso cronograma não ficou com tempo estipulado, mas nossos resultados serão em cartazes e atividades;
Prof. Nati
CERTEZAS PROVISÓRIAS E DÚVIDAS TEMPORÁRIAS
Dando seguimento ao trabalho, após disparar as perguntas e a turma formar pequenos grupos por área de interesse, propus a cada grupo que escrevesse quais eram as certezas e as dúvidas a respeito da pergunta deles, foi então que elaboramos os nossos primeiros quadros de dúvidas e certezas:
Eu realmente me surpreendi com o trabalho que foi elaborado por eles, em relação a vários aspectos: quanto à organização dos grupos (quem escreve o que), em relação ao comprometimento da maioria dos grupos em escrever algo que realmente fosse relevante e a facilidade com que eles levantaram as certezas e dúvidas.
Acredito no potencial do trabalho, mas desde o início sempre me senti muito insegura em relação a ele, desta maneira, cada meta vencida nele, também é uma vitória para mim e uma nova reflexão que surge: como eu pude, por tanto tempo, subestimar tanto os meus alunos?
Acredito no potencial do trabalho, mas desde o início sempre me senti muito insegura em relação a ele, desta maneira, cada meta vencida nele, também é uma vitória para mim e uma nova reflexão que surge: como eu pude, por tanto tempo, subestimar tanto os meus alunos?
Professora Denise Lazaroto
Segue o quadro de certezas e dúvidas da turma 5º A,com imagens do que foi realizado construído durante este processo de aprendizagens irá ficar registrado neste momento.
Certezas: | Dúvidas: |
A arte está em tudo. | O que é arte? |
Eu faço arte em qualquer situação? | |
De onde sai a arte? | |
Eu posso ser um artista? | |
Se eu colorir ou pintar,estou fazendo arte? |
Imagens do processo de construção e aprendizagens da reinvenção do trabalho com a artista:Karin Lambrecht.
Poder observar os olhares,os questionamentos e apropriação do tema e retirada de dúvidas foi fantástico.Os alunos souberam aproveitar e encararam de forma lúdica tudo que lhe foi proposto.
Professora.Naiara
Nati, belas reflexões. Como é importante dar tempo para o aluno refletir...e deixar o controle da aula para ser dividido entre todos. E tuas outras colegas? como está o grupo em relação à meta 2? Pois quero ver o grupo dialogando....colocando suas experiências mas dialogando entre si. Convido os colegas a continuarem esta postagem sobre a meta 2 e pensarem a respeito de como está acontecendo com cada grupo...seguimos!
ResponderExcluir