domingo, 23 de abril de 2017

Meta 1 - Mapeamento da turma

Professora Natalia: 

Trabalho na Escola Municipal Luciana de Abreu, localizada no município de Viamão, na etapa de Educação Infantil. Minha turma possui lotação com 20 alunos, nas idades de 4 a 5 anos (Jardim II). E meu projeto será o ABC do Jardim II.
Ao iniciar o ano letivo na escola meus alunos viveram um momento novo de socialização, longe da família e em convívio com os membros da comunidade escolar, sendo mais forte sua relação comigo, neste período as relações se estreitam e assim possibilitam conhecer e perceber o que os alunos em um nível individual e mais amplo, surgindo assim perfis de interesses. Respeitando os espaços, tempos da escola e dos alunos da Educação Infantil pude perceber de forma mais acentuado o interesse no mundo letrado, em atividades que tem o uso das letras para construção do seu nome, nome dos colegas ou da professora, interesses em escrever palavras como “amor” ou “eu te amo”, ou simplesmente combinar letras que já conhecem em seus desenhos livres, fato também observado nos que ainda não possuem uma coordenação fina mais bem definida tentando imitar a escrita com garatujes, além dos momentos de hora do conto onde mostraram interesse em saber o que estava escrito.
            Sendo que:
No processo de construção do conhecimento, as crianças se utilizam das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem ideias e hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar. Nessa perspectiva as crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que vivem.( RCNEI, 2002, P.21)

Ressalto também que o lúdico não pode ser esquecido na Educação Infantil e neste processo de interesse devo sempre cultivar na turma a alegria de aprender, de ser curioso e de ter encanto no conhecimento, sem pular fases, mas dando as respostas que já podem ser processadas e trabalhadas no mundo do letramento gradativamente, sem deixar de respeitar as necessidades individuais, e desta forma, propiciando um ambiente afetivo, seguro, acolhedor, com brincadeiras e atividades atrativas a todas as turmas. 
Buscando motivar o interesse pelo conhecimento, pela literatura infantil e geral (jornal, revista, receitas, gibis entre outros) e através destes trabalhar as necessidades individuais de cada um, assim apresentando o mundo letrado, terei o projeto ABC do Jardim II para estimulando valores, hábitos e atitudes, além de favorecer um ambiente rico em estímulos, onde a criança poderá conhecer e viver novas experiências, expressando seus pensamentos, sentimentos e emoções livremente, para que assim, se adapte através de uma rotina organizada, prazerosa, educativa em um ambiente de tranquilidade.


(Prof Naty)



Professora Melissa: 


Sou professora da rede pública de Porto Alegre, tenho duas turmas na escola Drº Oscar Tollens, no Partenon, um 5º ano pela manhã e um 3º ano pela tarde.
Decidi fazer o projeto de aprendizagem com o 5º ano, que é a última dos anos iniciais do Ensino Fundamental I, e por isso, tem características específicas. É um ano de transição entre os anos iniciais e os finais, nesse sentido, oportunizar momentos de pesquisa para esses alunos é algo muito importante, pois dessa forma, os alunos pode ampliar e aprofundar os conhecimentos, considerando as aprendizagens realizadas nos anos anteriores e as futuras aprendizagens. E por querer oportunizar isso, criei um momento com os alunos chamado “pergunta que vou pesquisar”, onde cada aluna fazia uma pergunta e alguém da turma tentava responder ou ficava responsável por pesquisar e trazer a resposta. Dentro dessa atividade, surgiram algumas perguntas interessantes sobre algumas personalidades, percebi um certo interesse por essas pessoas. Entre eles, Tarsila do Amaral, o músico Criolo e Monteiro Lobato. Por que o interesse nessas pessoas? Porque levei na aula de arte, uma releitura da Tarsila do Amaral, e os alunos gostaram muito. Na aula, de  português, trabalhamos uma música do Criolo e no dia do livro, trabalhamos sobre a famosa personagem do Monteiro Lobato, a Emília. Percebendo esse interesse, decidi iniciar o projeto de aprendizagem, fazendo uma enquete com os alunos sobre quais desses personalidades eles gostariam de vir a saber mais. A turma ficou muito dividida entre Tarsila e Criolo, porém Tarsila ganhou. Sendo que querem saber mais sobre o Criolo, no futuro.


Aluna ajudando a elaborar as pergunta

Partindo desse tema: Tarsila do Amaral, elaboramos coletivamente algumas perguntas para os grupos pesquisarem.

1)    Quem foi Tarsila do Amaral?
2)    Quais suas obras e qual a técnica que Tarsila utilizava?
3)    Como era a época que Tarsila vivia?
4)    Qual foi a importância da Tarsila para a atualidade?
5)    Conhecendo artistas gaúchos de hoje e da época da Tarsila

             Dividi a turma em grupos de 4 e partimos para a próxima etapa. 


  (Profe Mel)



                  B14 - Mapeando a turma

                  Leciono na rede municipal de Porto Alegre para duas turmas: a A24, que equivale a um 2º ano e a B14, a qual equivale a um 4º ano. Em ambas as turmas acredito que um Projeto de Aprendizagem poderia ser desenvolvido, contudo, desde o início do ano, a B14 tem mostrado muito interesse no jogo digital Minecraft. Inclusive, já tínhamos dado início a um trabalho envolvendo o jogo, mas por falta de rumo e insegura em como dar seguimento ao trabalho, deixei-o em stand by. A B14 é formada em sua grande maioria por meninas, é uma turma razoavelmente tranquila e que está, na maioria das vezes, disposta a participar dos trabalhos propostos. 
              Quando retomei o tema e conversei com os alunos a respeito de ampliar a nossa conversa, primeiramente eles disseram que era muito difícil fazer perguntas, colocar no papel uma curiosidade, foi a partir daí que surgiu a minha primeira reflexão: por que é díficil fazer as perguntas? Será que estamos incentivando os nossos alunos a perguntarem? A serem questionadores? Será que as respostas estão chegando todas prontas para eles? Já me deparei com aluno que ao final de uma explicação, quando pergunto se ficou alguma dúvida e ele responde que todas, ao devolver a pergunta questionando o que exatamente o aluno não entendeu, o mesmo não consegue formular uma pergunta que chegue a tempo da sua dúvida. 
            Apesar  de ainda ter algumas dúvidas em relação às perguntas dos alunos, dei seguimento ao trabalho e na B14, conversando um pouco sobre tecnologia, jogos digitais e minecraft e a partir de então surgiram alguns questionamentos interessantes, tais como:

1) Por que o Minecraft é quadrado?
2) Para que serve o videogame?
3) Jogos violentos influenciam de alguma maneira?
4) A tecnologia ajuda as crianças a aprenderem?
5) O jogo Minecraft é uma tecnologia?
6) Os jogos digitais tem alguma inportância na nossa vida?

Momento de conversa na turma sobre as nossas perguntas

           Confesso que ainda estou em dúvida quanto ao desenrolar do trabalho e principalmente se estas perguntas são pertinentes para se fazer uma boa pesquisa. Já dividi a turma em pequenos grupos e a partir dessa semana faremos o quadro de certezas e dúvidas.


Alunos colocaram no papel a nossa conversa anterior


Denise Lazaroto


                 
5ºA -Mapeamento da Turma

Leciono na rede estadual de Porto Alegre,em uma turma de 5º ano pela parte da manhã,nas primeiras semanas de aula trabalhamos com a sondagem dos conteúdos e análise da turma para saber o quanto sabiam,suas dúvidas e o que esperavam do ano que estava dando-se início.Foi quando fora distribuído de que forma seria trabalhado o decorrer do ano letivo, que iriam ser sub-divididos por disciplinas para não terem muitas dificuldades quando avançarem ao 6º ano.Foi ai que a pergunta instigadora que era nortear esse mapeamento veio à tona. Até então todos tinham noção das disciplinas de português,matemática,ciências,história e geografia, depararam-se com uma disciplina pouco estudada e trabalhada que é a disciplina de Arte.Junto com a apresentação do quadro das disciplinas a serem trabalhadas ao longo do ano surgiu as seguintes dúvidas:
1)O que é arte?
2)De onde sai a arte?
3)Eu posso ser um artista?
4)Se eu colorir,pintar estou fazendo arte?

Sendo assim,é uma das disciplinas que mais chama a atenção dos mesmos depois,da introdução básica ao inglês,que não faz parte do conteúdo programático mas,que por saber que a língua inglesa está inserida em nosso cotidiano aplico essa disciplina em um único período para se fazer fazer valer e os mesmos já terem uma noção quando,avançarem para a próxima etapa no seus processos de aprendizagens.E falando nesta temática os processos de aprendizagens viabilizam com tudo de forma globalizada à educação e seus segmentos para um melhor retorno e mediação das características trazidas pelo aluno e suas necessidades.
Lincando essa temática,reintegro o saber da arte e uma imagem da primeira artista selecionada pela turma para conhecerem mais aprofundadamente sobre esse tema.

O que é arte?

A arte é uma das melhores maneiras do ser humano expressar seus sentimentos e emoções. Ela pode estar representada de diversas maneiras, através da pintura plástica, escultura, cinema, teatro, dança, música, arquitetura, dentre outros. A arte é o reflexo da cultura e da história, considerando os valores estéticos da beleza, do equilíbrio e da harmonia.
Desde a pré-história, na pintura rupestre, verificamos a necessidade do homem em representar a realidade sob a sua perspectiva e percepção. A arte evolui com o tempo e em cada época, de acordo com o contexto histórico, observa-se uma tendência a certo estilo.
A arte pode ser também definida como algo inerente ao ser humano, feito por artistas a partir de um senso estético, com o objetivo de despertar e estimular o interesse da consciência de um ou mais espectadores, além de causar algum efeito. Cada expressão artística possui significado único e diferente.
Está interligada à estética pelo fato de ser potencial do homem de imprimir beleza ou se esforçar para materializar (ou imaterializar) algo que o inspira.
retirado:(http://historia-da-arte.info/o-que-e-arte.html) 

 Resultado de imagem para imagem da artista Karin Lambrecht
Retirado:(https://www.google.com.br/search?q=imagem+da+artista+Karin+Lambrecht&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwin_fvAjfjTAhWHjJAKHct8AJMQ_AUIBigB&biw=1280)
Professora:Naiara 

Um comentário:

  1. Nati, então ...como está essa meta 1 de disparar as perguntas? o que surgiu? podes nos contar mais? O restante do grupo como está?

    ResponderExcluir