A diferença mais marcante, é a postura do professor.
O professor no projeto de ensino é o detentor do saber, ele
é o elemento principal do processo de ensino-aprendizagem. Já no projeto de aprendizagem, o professor é o articulador,
o aluno é o principal elemento, o professor orienta.
Projetos de ensino são rígidos,
cheio de regras, o aluno não tem autonomia e nem participa da construção do seu
próprio conhecimento. São receptores de conteúdos, o professor pergunta e os
alunos respondem, não há uma reflexão conjunta. Nesse tipo de projeto, o
professor que determina quais serão os assuntos tratados e pesquisados, não
parte do interesse do aluno, geralmente parte da listagem de conteúdo programático.
Já no projeto de aprendizagem
quem decidi o que deve ser pesquisado é o aluno, com base nos seus interesses e
curiosidades, é um trabalho coletivo entre professor e aluno, para ampliar e
promover a construção do saber. No projeto de aprendizagem existem indagações,
dúvidas, reflexões e soluções dos problemas, onde todos que participam buscam
as resoluções.
Percebe-se o quanto o projeto
de aprendizagem é mais rico e proporciona uma construção do saber ao aluno, que
é o faz a ação acontecer. Se torna mais amplo e o resultado se torna muito mais
significativo, tanto para o professor quanto para o aluno.
Pedro demo sobre a importância
do aluno pesquisador:
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