quinta-feira, 13 de abril de 2017

Falando sobre o Projeto de Aprendizagem do eixo IV (parte um)



Apesar de todas as vantagens de se trabalhar como pesquisador e com projetos de aprendizagens, foi bem frustrante colocar em prática o nosso projeto de aprendizagem do semestre, passado,  trabalhar em grupo requer comprometimento e participação ativa de todos os membros e também alguém que possa fazer essa ligação e incentivar os colegas a participarem, pois, pesquisas isoladas não constroem o projeto e nem a aprendizagem, levado muito vezes a ser um trabalho isolado. Como discorre Demo (1994):

Trabalhar em equipe, entretanto, supõe, primeiro competência pessoal . Não é possível ler, pesquisar e elaborar pelo outro, assim como construção conjunta representa o concurso articulado de vários construtores capazes. Nesse sentido, a multidisciplinariedade supõe a especialização, para não incidir na agregação banal de generalidades. Assim, desempenho propedêutico pessoal é a base necessária sobre a qual se faz trabalho coletivo produtivo e inovador.


Isto é, precisamos aprender a trabalhar em equipe, coletivamente para aprimorarmos mais ainda nossos projetos e consequentemente nossas aprendizagens. Foi uma grande desvantagens esse semestre, não saber trabalhar desta forma, mas que estamos como afirma Piaget (1979), fazendo tentativas de acertos, porque o erro nada mais é do que uma tentativa de acertar.

2 comentários:

  1. Meninas. Interessante a auto-avaliação que vocês fazem do trabalho no Eixo IV. Lembro do investimento de vocês e dos pedidos de ajuda. "Ter competência pessoal" para estar potente e poder colaborar e aprender em grupo realmente é necessário. Precisamos ter investimento pessoal para essas aprendizagens. Precisamos experimentar isso para podermos desenvolver cada vez mais isso em nossos alunos. Ser capaz de trabalho em grupo é uma habilidade de nossos tempos. O que pensam disso? Sigam escrevendo. Quem sabe façam citações diretas utilizando também o Texto do Antonio Zabala Vidiella. Façam a referência correta e continuem escrevendo que estamos acompanhando vocês por aqui. Abraço, Betynha (Tutora PEAD2/UFRGS).

    ResponderExcluir
  2. meninas, vocês foram direto ao ponto "rabalhar em grupo requer comprometimento e participação ativa de todos os membros e também alguém que possa fazer essa ligação e incentivar os colegas a participarem, pois, pesquisas isoladas não constroem o projeto e nem a aprendizagem"
    Agora como professoras, como garantir que seus alunos participem? e que os grupos funcionem de forma articulada? é complexo a aprendizagem colaborativa, requer muita participação e comprometimento e claro dá um pouco mais de trabalho.
    E mais uma questão, essa dificuldade do comprometimento e da participação como foi superada? que estratégias utilizaram? vocês acham que com seus alunos será diferente? ou não?

    ResponderExcluir